Notícias

JUVRio lança o Fala Juventude para jovens de três localidades

Estão abertas as inscrições para um ciclo de oficinas de capacitação em audiovisual na Cidade de Deus, Rocinha e Lins de Vasconcelos

Percebendo que nas favelas e territórios periféricos existe uma grande quantidade de jovens que não estudam e nem trabalham, impactados pela falta de perspectiva, a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) elaborou o Fala Juventude. Do dia 15 até 28 de março, jovens de 15 a 29 anos da Cidade de Deus, Rocinha e Lins de Vasconcelos podem se inscrever no link https://cutt.ly/falajuventude para o primeiro ciclo de oficinas temáticas do programa, que serão no campo audiovisual.

O programa tem a missão de incentivar a instrução desse público e criar um espaço de escuta, troca e diálogo, dando espaço à voz e ações da juventude carioca. Serão cinco encontros ao longo de uma semana em cada localidade, com oficinas de drone, fotografia, edição de vídeo, produção de eventos e uma palestra, em parceria com o Sebrae, sobre institucionalização e formalização ao final do ciclo. Nesta primeira edição foi escolhido o eixo audiovisual, com plano de aulas teóricas e práticas nas temáticas.

Salvino Oliveira, secretário da JUVRio, destacou a importância de promover espaços de participação ativa dos jovens junto ao poder público e a capacitação deles. “Pensamos em um programa com temáticas que possibilitem ao jovem inovar tanto na esfera de seu lazer quanto no âmbito do mercado de trabalho. Para além do primeiro contato com o campo audiovisual e suas oportunidades, as oficinas são ainda um estímulo ao campo dos sonhos e ao desenvolvimento dessas capacidades para facilitar a inserção nesse setor”, explicou.

Oficinas e cronograma

Serão 120 vagas no total, sendo 40 por território, e a prioridade é dos jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica em geral. Os alunos serão divididos em duas turmas, nos períodos da manhã e tarde. Os jovens devem viver nas localidades prioritárias para que seja possível fazer parte do projeto e aqueles que participarem de todas as cinco oficinas da semana em seu território terão direito a um certificado de participação e uma versão impressa de uma das fotos que tenham tirado na oficina de fotografia.

Ao final de cada ciclo de oficinas o SEBRAE vai dar uma palestra aos jovens com conhecimentos básicos sobre o exercício de sua cidadania, garantia de direitos para serem MEIs (microempreendedores individuais) e caminhos possíveis para poderem aplicar no mercado de trabalho o que aprenderam ao longo da semana.

A lista dos selecionados será divulgada no dia 1º de abril nas redes sociais da JUVRio (@juvrio no Instagram, Facebook, Twitter, Youtube e TikTok). O primeiro ciclo de oficinas será na Rocinha (5 a 9 de abril), seguido por Cidade de Deus (12 a 16 de abril) e Lins (26 a 30 de abril). Detalhes sobre horários e locais serão informados aos selecionados pela equipe da JUVRio.

Cartilha dos Direitos da Juventude

Além do ciclo de capacitação, uma das entregas do Fala Juventude será uma Cartilha dos Direitos da Juventude, sanando dúvidas e questionamentos que os jovens têm em suas vivências cotidianas. Eles participarão das oficinas e também de espaços onde se sintam confortáveis para estabelecer um diálogo saudável com a esfera pública municipal.

O estímulo a uma nova perspectiva para esses jovens, complementado pela escuta direta de suas demandas, alinha-se à agenda estratégica do governo municipal de priorizar a juventude como pauta de desenvolvimento da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente!