Nossa Rocinha

Cederj lança Vestibular 2019 com 7.684 vagas e novas ofertas de cursos

Cederj lança Vestibular 2019 com 7.684 vagas e novas ofertas de cursos

 

O Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) está com as inscrições para o Vestibular 2019.1. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site cederj.edu.br até 31 de outubro de 2018 e, ao final do preenchimento do formulário de inscrição, imprimir o boleto para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 88. Serão ofertadas 7.684 vagas distribuídas nos 16 cursos de graduação a distância em Universidades Públicas, 625 a mais do que as oferecidas no último semestre.

 

Este acréscimo aconteceu porque quatro polos receberão novos cursos a partir do próximo ano: Licenciatura em Ciências Biológicas (UERJ) no polo de Belford Roxo, Engenharia de Produção (CEFET) no polo de Campo Grande, Engenharia de Produção (UFF) no polo de Paracambi e Licenciatura em Turismo (UFRRJ) no polo de Rio das Flores. Além disso, outros nove polos Cederj – Barra do Piraí, Belford Roxo, Campo Grande, Itaperuna, Rio Bonito, Três Rios, Petrópolis, Niterói e São Gonçalo – estão com mais ofertas de vagas em seus cursos, aumentando as chances de ingresso no Ensino Superior em 2019.

 

As vagas destinadas para o Curso de Tecnologia em Segurança Pública são reservadas apenas para os profissionais da ativa da Segurança Pública, como: Policiais Civis e Militares do Estado do Rio de Janeiro, Guardas Municipais, Agentes Penitenciários, Bombeiros, Policiais Rodoviários Federais, Policiais Federais, membros das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Agentes Portuários e Policiais Civis e Militares de outros Estados da federação.

 

As provas serão aplicadas no dia 01 de dezembro de 2018, a partir das 9h (horário de Brasília) e as aulas começam no primeiro semestre de 2019.

 

Como é o curso?

O estudante recebe gratuitamente todo material didático na forma online e impressa. O ensino é semipresencial, ou seja, o aluno pode comparecer ao polo para tirar dúvidas e participar de encontros, sendo obrigatória a presença para realizar as provas, o que acontece duas vezes por semestre.

 

Os polos no estado

O Consórcio Cederj é gerido pela Fundação Cecierj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, e está presente em Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana, Campo Grande, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé, Miracema e Miguel Pereira. Além de Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rocinha, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.

 

Serviço Vestibular Cederj:

Valor da Inscrição: R$ 88,00

Site: http://cederj.edu.br

Período de inscrição: 24/09 a 31/10 de 2018.
Prova: 01/12/2018 com início às 9h.
Resultado: 15/01/2019.
Início das aulas: primeiro semestre de 2019.

Morador da Rocinha cursa segunda graduação no Cederj, passa em concurso e espera convocação

Francisco Félix da Silva, de 39 anos, morador da favela da Rocinha, é um pai de família, homem simples e trabalhador. Acostumado a dedicar-se a diversos tipos de trabalho para manter o sustento da família, ele viu sua vida começar a mudar quando voltou a estudar. Certo dia, passando em frente à entrada do polo Rocinha, com as instalações recém-inauguradas, decidiu entrar e acabou conhecendo o Cederj. Incentivado pela esposa e pela filha, agora uma adolescente de 14 anos, ele passou para a primeira turma do curso de Pedagogia.

“Escolhi o curso de Pedagogia, porque é uma área que sempre me permitirá atuar como docente em qualquer instituição de ensino, assim como, nas grandes, médias ou pequenas cidades”, comenta Félix.

O caminho da graduação não foi fácil, além de passar por algumas dificuldades financeiras durante todo o período de duração do seu curso, ele teve que lidar com a falta de computador pessoal. A solução provisória que ele encontrou foi usar os computadores que estavam disponíveis nos laboratórios de informática no próprio polo Cederj. “Apenas consegui comprar meu computador quase ao final do curso”.

Após concluir a graduação em Pedagogia, em 2015, ele decidiu fazer um novo vestibular para o Cederj, desta vez para Licenciatura em Geografia: “Optei por esse curso porque percebi que me dará uma amplitude maior de atuação na carreira do magistério para o Ensino Fundamental”.

Paralelamente, em 2015 ele também decidiu prestar um concurso público para lecionar no Ensino Fundamental de escolas municipais do Rio. Conseguiu se classificar na 29º lugar e está aguardando convocação. “Tenho muita esperança de ser logo convocado. Mas, continuo tentando outras oportunidades. Pretendo fazer um concurso para o estado, também”, planeja Félix.

Ele também, aconselha a todos que estão buscando seus sonhos a persistirem e confiarem apesar das dificuldades: “Na rotina de estudos no sistema EAD, o que funciona é manter as leituras constantes sobre todo o material de estudo disponível. O que não funciona é acomodar-se, permanecendo a distância e isolado. É preciso ir às tutorias, porque é  lá que poderemos tirar todas as dúvidas, pois os Tutores do Cederj são ótimos!”.

O Cederj  é uma instituição formada por um consórcio de seis universidades públicas (UERJ, UNIRIO, UFRJ, UFF, UFFRJ e Cefet). Oferece 16 cursos de graduação a distância em sistema semipresencial gratuitamente. Hoje, conta com 33 polos de ensino superior, em todo o estado do Rio de Janeiro. Neste momento, está com as inscrições abertas  até o dia 31 de outubro, para o Vestibular Cederj 2019.1.

 

Fábio Barros

Fábio Barros é um blogueiro e morador da Rocinha - RJ. Seu trabalho com a página Rocinha Alerta tem o intuito de dar voz as pessoas da comunidade. Luta por mudanças significativas na sociedade.
Follow Me:

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *